segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A SOCIEDADE TEM RAZÃO


A sociedade Diamantinense muitas vezes desconfia dos Vereadores e se espanta com o continuísmo que parece imperar em tantas Secretarias do Poder Executivo e Legislativo. A mudança deve começar pela coragem de mostrar a cara e se posicionar,
Percebo que as instituições em Diamantino ainda precisam caminhar muito para que o povo se sinta devidamente representado. Isso vale para os cargos do Poder Executivo e do Legislativo.
A Câmara legislativa não pode ser um clube para poucos, que viram as costas para a sociedade que representa; Isso pode mudar, evidentemente. A democracia se constrói com instituições fortes, arejadas e atentas à realidade nacional; elas são legitimadas pelo voto. Ainda que os cargos sejam ocupados de acordo com a força dos partidos ou interesse próprio de vereadores que fazem varias exigências em troca de cargos para pessoas de sua confiança que o apoiara, e em troca desses “favores” lutam pela aprovação das contas.
A mudança no ambiente do Legislativo deve começar pela coragem de "mostrar a cara", de atuar com transparência e de defender, com firmeza, seus pontos de vista. Vencer ou perder votações e disputas não é o mais importante, porque a Câmara deve ser justamente, casa de debate da questão de Diamantino.
Outra exigência é a ética mais estrita, a conduta que não gera dúvidas sobre se o objetivo dos políticos é servir Diamantino ou servir-se dele. E, por fim, deve existir renovação. A dinâmica sociedade Diamantinense muitas vezes se espanta com o continuísmo que parece imperar em tantas instâncias de poder. A omissão me parece sempre a pior solução.            
Por exemplo, as funções próprias do Legislativo, fiscalizar e legislar, devem ser prestigiadas. Hoje, elas estão diminuídas pelo agigantamento do Poder Executivo e seu gosto de legislar por medidas próprias..
Diamantino desconfia da Câmara, de sua atuação, de sua administração e de sua utilidade. É uma desconfiança legítima e válida. Cabe aos Vereadores, criar caminhos para que essas desconfianças sejam afastadas, mostrando trabalho honesto e duro.
E sempre procurem concretizar aqueles três requisitos necessários para a mudança dos costumes políticos: transparência, ética e renovação.
Texto adaptado do discurso do grande Senador de Mato grosso PEDRO TAQUES, pelo PDT-MT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO, OU ENVIE POR EMAIL: diamantinonews@gmail.com